Prietos
Advocacia & Consultoria
Advocacia & Consultoria
Se sua empresa está no Simples Nacional e atua na revenda de peças automotivas, seja como uma autopeça ou uma empresa de reparação automotiva, é provável que esteja pagando mais impostos do que precisa.
A maioria das peças automotivas (não todas) se enquadra na chamada tributação monofásica de PIS e COFINS, ou seja, esses impostos são pagos apenas pelo fabricante ou importador. Isso significa que sua empresa, enquanto revendedora, não precisa pagar novamente esses impostos.
No entanto, muitas oficinas mecânicas e lojas de autopeças acabam pagando PIS e COFINS desnecessariamente sobre todas as vendas realizadas. A boa notícia é que você tem o direito de reaver esses impostos pagos a mais, e isso pode ser feito sem processo judicial. A Receita Federal disponibilizou ferramentas que agilizam a restituição em pelo menos 60 dias.
Para descobrir se sua empresa tem impostos a recuperar, entre em contato conosco e solicite uma avaliação.
Podemos dizer que:
Cerca de 60% das peças automotivas tem tributação monofásica de PIS e COFINS. Essa porcentagem pode ser ainda maior, dependendo do tipo de peças que sua empresa revende.
Estima-se que 95% das lojas de autopeças e oficinas mecânicas paga mais PIS e COFINS do que precisa, significando que a maioria dessas empresas pode recuperar esses impostos e ainda reduzir futuros pagamentos de impostos.