Prietos
Advocacia & Consultoria
Advocacia & Consultoria
Se a sua empresa é uma farmácia ou drogaria e está enquadrada no Simples Nacional, é provável que você esteja pagando mais impostos do que o necessário.
A maioria dos produtos vendidos (mas não todos) estão sujeitos à chamada tributação monofásica de PIS e COFINS. Isso significa que esses tributos devem ser recolhidos apenas pelo fabricante ou importador, dispensando sua empresa, enquanto revendedora, de pagar novamente esses impostos.
A boa notícia é que você tem o direito de recuperar esses impostos pagos a mais, sem a necessidade de processo judicial. A Receita Federal disponibilizou ferramentas para agilizar sua restituição em pelo menos 60 dias. Para verificar se sua empresa tem direito à recuperação de impostos, basta entrar em contato conosco e solicitar uma avaliação.
Podemos dizer que:
Aproximadamente 70% dos produtos vendidos em farmácias tem tributação monofásica de PIS e COFINS. Essa porcentagem pode variar dependendo dos itens comercializados por seu estabelecimento.
Estima-se que 95% das farmácias pagam, sem precisar, PIS e COFINS a mais do que o devido. Logo, a maioria dessas empresas podem restituir seus impostos e, ainda, reduzir seus impostos futuros.